Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Escola de Música da Rural - Naná Vasconcelos | Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC)

Escola de Música da Rural - Naná Vasconcelos

Imagem: 

 

A Escola de Música da Rural - Naná Vasconcelos tem o compromisso com a cultura e a tradição (re)vivendo a música brasileira e regional, através de instrumentos de cordas, percussão e de sopro. Nossa principal ação é com a integração e socialização de crianças e adolescentes das comunidades do entorno da Universidade, regularmente matriculados no Ensino Básico, a fim de desenvolver habilidades musicais e proporcionar sua inserção numa sociedade inclusiva e equânime.

A Coordenação de Comunicação, Arte e Cultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem a missão de desenvolver políticas culturais no âmbito universitário, proporcionando a construção de uma sociedade mais igualitária e dotada de princípios éticos e sociais nas práticas acadêmicas. Ações dessa natureza representam o devido valor que a arte e a cultura exercem na constituição da identidade social.

A cultura no âmbito universitário tem o papel de proporcionar a interação entre discentes e servidores de um modo geral e a comunidade externa, construindo uma nova universidade que se preocupa e se compromete com o fomento, de modo amplo e permanente, de políticas artístico-culturais, a exemplo da criação da “Escola de Música da Rural - Naná Vasconcelos”, inaugurada no dia 14 de setembro de 2016. 

Em 2019, adultos e crianças, totalizando 32 participantes, tiveram aulas semanais de segunda à sexta-feira, pela manhã e à tarde, ministradas por bolsistas da PROExC e bolsista BIA. A Escola de Música da Rural - Naná Vasconcelos participou de seis apresentações, dentre estas, o Aniversário de 44 anos da PROExC, o Festival Rec’n’Play, no Bairro do Recife e a Aula de abertura do PREPEX. Além disso, a bolsista, Misrain Araújo discente de Licenciatura em Ciências Biológicas - UFRPE, participou do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - CONAPESC, em Campina Grande (PB) apresentando o trabalho “A música como inclusão social para crianças e adolescentes das comunidades ao redor da UFRPE”. A mesma também defendeu a monografia intitulada “Análise das percepções de professores do Ensino Fundamental à utilização da música como recurso pedagógico no ensino de ciências.”

As mães e responsáveis das crianças participaram de diversas atividades como oficinas e visitação à Fenearte com o objetivo e despertar o seu perfil empreendedor, como uma das atividades do Projeto Bia intitulado “Desenvolvimento de capacidades para a geração da autonomia feminina” da bolsista Jéssica Tainá.

 

Maiores informações: Coordenação de Comunicação, Arte e Cultura (CCAC) - 3320 6408.

 

Notícia comum
Imagem: