Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing “O PENSAMENTO CRÍTICO DE JOSUÉ DE CASTRO E A FOME DO BRASIL CONTEMPORÂNEO” | Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC)

Menssagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: views_flipped_table. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /usr/local/nginx/html/drupal-7.54/includes/bootstrap.inc).

“O PENSAMENTO CRÍTICO DE JOSUÉ DE CASTRO E A FOME DO BRASIL CONTEMPORÂNEO”

WEBNÁRIO “O PENSAMENTO CRÍTICO DE JOSUÉ DE CASTRO E A FOME DO BRASIL CONTEMPORÂNEO” CONVITE

Senhores/as,

A Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Cidadania – PROExC / UFRPE tem a honra de convidar a comunidade acadêmica, representantes de organizações da sociedade civil e o público em geral para participar do Webnário intitulado: O PENSAMENTO CRÍTICO DE JOSUÉ DE CASTRO E A FOME DO BRASIL CONTEMPORÂNEO.

Com a realização deste evento, no âmbito do XIX Congresso de Extensão Universitária - CONEX, a PROExC/UFRPE pretende estimular a reflexão crítica sobre o pensamento de Josué de Castro no contexto do Dia Mundial da Alimentação, que foi instituído na data de 16 de outubro, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

A obra pioneira de Josué de Castro, construída e publicada durante o século XX, denuncia com clareza os fatores estruturais responsáveis pela persistência da fome no Brasil, como sendo decorrentes do modelo econômico que privilegia o monocultivo agroexportador e a industrialização, em detrimento da produção de alimentos, de salários e condições dignas de trabalho e vida no campo e na cidade.

Este modelo é apoiado por um Estado capturado pelas classes dominantes e mantém expressiva parcela da sociedade excluída das riquezas socialmente produzida e dos direitos humanos básicos, como o direito à alimentação, conforme reza a constituição brasileira.

No contexto atual, o Brasil voltou ao mapa da fome, que havia saído em 2014, em função do enorme desemprego, da falta de terra e da extinção de políticas de segurança alimentar.

Um quadro vergonhoso e desolador que levou 17,7 milhões de pessoas à situação de pobreza, segundo números projetadas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Esse fato realça a atualidade do pensamento crítico de Josué de Castro, assim como a sua luta política e intelectual comprometida com transformações sociais, seja como deputado no parlamento, médico e geógrafo ou, ainda, como presidente da FAO, onde lançou uma campanha mundial contra a fome, contrariando interesses de classes sociais dominantes internacionais.

Nesses termos, a PROExC/UFRPE propõe este Webnário, no âmbito do XIX CONEX, com o intuito de ampliar conhecimentos sobre o pensamento crítico e atual do cientista pernambucano Josué de Castro, num contexto caracterizado pelo desmonte de políticas de segurança alimentar e nutricional, pela pandemia do Covid-19 e pelo aumento da fome no Brasil e no mundo.

OBJETIVO Refletir criticamente sobre a fome no Brasil contemporâneo, tomando como referência os estudos do médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro, bem como a sua luta política contra a fome no Brasil e no mundo.

DATA: 15 de outubro de 2021, as 9h.

CONVIDADAS/O PALESTRANTES:

✓ Abertura Prof. Gabriel Rivas de Melo – Vice-Reitor da UFRPE Prof. Moisés de Melo Santana - Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Cidadania;

✓ Apresentação de 2 vídeos curtos com depoimentos de pessoas engajadas na luta contra a fome;

✓ Paulo Rogério Adamatti Mansan - Direção Estadual do MST / Coordenação Campanha Mãos Solidárias - Doutorando Agroecologia na UFRPE;

✓ Professora Mercês de Fátima dos Santos Silva - Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela UFPE; Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP; Professora da UFRN;

✓ Professora Marina Gusmão de Mendonça – Doutora em História pela USP. Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP; Professora da UNIFESP.

MEDIAÇÃO: Renata Sá Carneiro Leão - Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – Jornalista da UFRPE / ASCOM / Membro da Ruralinda Solidária.

TRANSMISSÃO: Canal do Youtube OFICIAL UFRPE;

INSCRIÇÕES E CERTIFICAÇÃO: Plataforma Even3

https://www.even3.com.br/webnariojosuedecastro

Coordenação do Webnário: Marcos Antonio B. Figueiredo – PROExC / UFRPE Guilherme Vasconcelos – PROExC / UFRPE

Saiba mais sobre Josué de Castro: https://www.youtube.com/watch?v=LFzNVo8KIKg