Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Professor da UFRPE publica história em quadrinhos (HQs) com a temática Paulo Freire | Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC)

Em alusão às atividades comemorativas do Centenário Paulo Freire na última quinta-feira, 25 de março de 2021, os bolsistas BIA-PROExC entrevistaram o Prof. Bruno Alves para saber mais detalhes dos seus trabalhos com HQs e a temática Paulo Freire.

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania da UFRPE, dentro do Consórcio Pernambuco Universitas, está desenvolvendo em articulação com diferentes redes e iniciativas institucionais, um conjunto de atividades comemorativas ao Centenário de nascimento de Paulo Freire. Iniciamos as atividades em setembro de 2020 e finalizaremos em setembro de 2021.

Entrevista com o Prof. Bruno Alves:

Bolsistas BIA-PROExC: Qual é sua relação com Paulo Freire? Como teve contato?
Prof. Bruno Alves: Tive contato com Paulo Freire na Licenciatura em Educação Artística nas disciplinas História da Educação e Metodologia do Ensino das Artes Visuais. Ana Mae Barbosa, arte/educadora e pesquisadora que sistematizou uma abordagem metodológica para o ensino de Arte, foi aluna de Freire e sempre enfatizou a contribuição dele para a valorização da arte na escola. E em várias obras Freire destaca a esteticidade da educação, sempre defendendo a arte como atividade-fim na escola. “Não há prática docente verdadeira que não seja ela mesma um ensaio estético e ético”, diz ele em Pedagogia da Autonomia.

Bolsistas BIA-PROExC: O que o motivou a produzir a HQ?
Prof. Bruno Alves: Depois de muito tempo retomei as leituras de Paulo Freire e no primeiro capítulo de “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam” surgiu a ideia dessa HQ. O texto de Freire é muito visual, tem uma poesia única e a cada trecho as imagens iam surgindo na minha mente. Comecei a fazer os esboços e as páginas saíram rapidamente. Na primeira versão a HQ tinha textos e alguns diálogos, mas decidi deixar apenas a narrativa visual contar a história. Por fim, tinha como objetivo traduzir as palavras de Freire em imagem e assim contribuir para a divulgação de sua obra.

Bolsistas BIA-PROExC: O que acha da divulgação da HQ?
Prof. Bruno Alves: Publiquei a HQ de forma impressa em novembro de 2019 e lancei em um evento chamado Feira em Quadrinhos. Ainda tenho planos de relançá-la em formato maior e colorida, mas com a pandemia e o isolamento decidi convertê-la em PDF e disponibilizar gratuitamente para que todos tenham acesso e possam compartilhar com mais pessoas. Acredito que a linguagem dinâmica e acessível dos quadrinhos possa incentivar as pessoas a conhecerem Paulo Freire e o seu legado para a Educação Brasileira. A ampla divulgação dela vai possibilitar que o principal objetivo seja atingido.

Bolsistas BIA-PROExC: O que acha das atividades que estão sendo desenvolvidas no centenário?
Prof. Bruno Alves: Importantíssimas, principalmente em nosso contexto atual onde Paulo Freire e suas ideias tem sido duramente atacadas e distorcidas. Acredito que Freire tem que ser apresentado em todas as linguagens possíveis nesse centenário para que possa ser mais e melhor conhecido: quadrinhos, poesia, prosa, cordel, animação, teatro, música e, claro, em abordagens teórico-críticas que discutam sua filosofia e sua contribuição para (re)pensarmos a Educação Brasileira.

Bolsistas BIA-PROExC: Como o senhor vê o impacto do legado de Paulo Freire nas próximas gerações?
Prof. Bruno Alves: Acredito que o legado de Paulo Freire, que tem como mote pensar uma educação calcada no humanismo, na amorosidade e na indissociabilidade entre prática e teoria sem deixar de lado o olhar crítico e transformador, ainda inspira e continuará a inspirar, por muito tempo, a formação de professores que pensem uma educação transformadora, apesar de todas as tentativas de deslegitimação. Paulo Freire nunca esteve mais vivo!

Um pouco mais sobre o autor da HQ PALAVRAMUNDO...
Bruno Alves é arte/educador, professor do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, quadrinista e doutorando em teoria da literatura. Ministrou oficinas de histórias em quadrinhos em duas edições do Festival de Inverno de Garanhuns, no Congresso de Arte/Educação do SESC-PE e em três edições da Bienal do Livro de Pernambuco; participou, como instrutor de cursos de formações de professores da rede pública sobre o uso dos quadrinhos em sala de aula. Junto com o quadrinistra e ilustrador Romo Oliveira integra o Imagenista (www.imagenista.com ) que publica quadrinhos, charges e outros riscos.

Para ter acesso ao material completo da HQ Palavramundo acesse o PDF anexo.